sexta-feira, 5 de julho de 2013

Por que o brasileiro não guarda dinheiro?

Publicada na edição de 21 a 27 de junho de 2013 do Jornal do Trem e Folha do Ônibus da FLC Comunicações Ltda.



Pesquisa aponta que mais da metade da população não cogita a possibilidade e desconhece as vantagens de poupar

69% dos brasileiros não guardam dinheiro, enquanto 52% não conhecem as vantagens financeiras de ter uma poupança, segundo dados da recente pesquisa encomendada ao Ibope pela Serasa Experian. “Os brasileiros têm dificuldade em poupar e se endividam com facilidade porque não há um sistema de ensino voltado à educação financeira dos jovens brasileiros. Crescemos familiarizados com o fato de que para conseguir as coisas precisamos nos envolver em prestações. Como resultado, há no Brasil um alto índice de endividamento pessoal”, avalia Bruna Almeida, consultora financeira da CF Brasil.

Prefiro consumir
A pesquisa realizada no primeiro trimestre deste ano com mais de duas mil pessoas em todos o país indicou que 35% dos entrevistados preferem gastar imediatamente do que guardar o dinheiro. “O brasileiro tem o perfil extremamente imediatista, sendo que para poupar é preciso economizar e fazer com que sobre dinheiro no futuro – e esse é uma visão que não agrada as pessoas. Por isso adiam o início da poupança eternamente”, afirma Bruna Almeida.
O consultor financeiro Gabriel Martins considera que o brasileiro sofre com os diversos incentivos ao consumo e se endivida cada vez mais. “O salário da maioria da população não é suficiente para pagar as contas, consumir e ainda por cima poupar no final do mês”, diz Gabriel.

Poupar pra quê?
52% dos entrevistados não sabiam ao certo quanto dinheiro teriam após investir R$100,00 em uma aplicação com rendimento de 2%. A dificuldade em fazer os cálculos pode ser uma das responsáveis pela falta de interesse nos investimentos. A maioria daqueles que responderam corretamente (R$ 102,00) tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.
O consultor Gabriel Martins explica que mesmo não estando familiarizado com os juros dos rendimentos o brasileiro paga diversos juros em suas compras cotidianas, “como se isso fosse a coisa mais normal do mundo”, diz.
Outro aspecto que inibe a poupança é o cada vez mais facilitado acesso aos financiamentos, como é possível observar no constante aumento de vendas de veículos e motos. “Se o crédito está abundante ninguém sente a necessidade de poupar, até porque a satisfação em sair da loja com o produto em mãos faz com que as pessoas se esqueçam da ‘dor’ do endividamento", avalia Bruna Almeida.

Saiba economizar
38% dos entrevistados na pesquisa alegam que conseguir um desconto no pagamento à vista não faz parte dos seus planos. Mesmo não tendo dinheiro sobrando, o brasileiro não se preocupa em pagar mais do que pode para as lojas e financiadoras.
“A ansiedade é um problema que afeta grande parte da população. A maioria das pessoas prefere viver a vida intensamente, gastando tudo hoje, pois acreditam que amanhã poderão não estar vivos para aproveitar a vida. Por isso pagam preços altos e toleram juros”, explica Gabriel Martins.

Seja cauteloso
“A poupança pode ser feita por vários motivos, sendo o principal deles ter uma reserva para usar em momentos de necessidade, como na perda do emprego ou quando precisar de um tratamento de saúde. No entanto, há pessoas que guardam dinheiro para um objetivo específico, como comprar a casa própria, viajar no final do ano, financiar os estudos dos filhos, desfrutar do dinheiro quando se aposentar etc.”, explica o consultor financeiro Gabriel Martins.
Um bom motivo para se preocupar e começar a poupar é o fato de que as pessoas valem cada vez menos para o mercado de trabalho, pois o valor do profissional diminuiu com o passar do tempo.
“Enquanto você investe na sua formação é perceptível que o salário cresce proporcionalmente, mas ao chegar à faixa dos 40 anos fica um pouco mais difícil acompanhar a evolução das coisas e o salário acaba se estagnando. É preciso estar preparado, considerando que neste ponto você terá uma família para sustentar”, observa Bruna Almeida.

Comece agora
Motivos para poupar não faltam. Especialistas aconselham que guardar dinheiro seja considerada uma obrigação mensal e veem a poupança como o local mais indicado. “O mais importante é estabelecer um objetivo para o dinheiro economizado. Isso manterá o seu entusiasmo ao ver o progresso e perceber que a cada mês se aproxima do seu objetivo. A economia é feita nos detalhes, nas pequenas coisas do dia-a-dia que somadas podem fazer a diferença no final do mês”, finaliza Bruna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário